10 Dicas Fáceis Para um Pequeno Espaço Se Tornar Maior

Muitas pessoas moram numa pequena casa, numa pequena sala ou apenas num pequeno espaço. Algumas pessoas moram num apartamento pequeno, porque é tudo o que podem pagar.

Algumas pessoas moram num pequeno apartamento ou casa porque estão cansadas de cuidar dum lugar maior e querem “reduzir o tamanho”.

Outras simplesmente não querem uma casa grande. Pequeno é bonito! E fácil e prático também!

Mas não importa qual seja o seu motivo para morar num espaço pequeno, sem dúvida você terá que fazer algumas alterações na sua decoração, organizar-se de verdade e fazer alguns ajustes no seu estilo de vida para que tudo fique bem e não se sinta apertado.

Se procura um espaço aconchegante e intimista, está com sorte! Ao usar peças macias, confortavelmente estofadas, tons escuros e quentes e iluminação dramática, o seu cantinho pode se tornar maravilhoso!

Mas se realmente sente a necessidade de se esticar no seu pequeno espaço, pode fazer algumas mudanças de decoração para fazer a área parecer maior sem mover nenhuma parede! Com cores, mobília organizada e iluminação interessante, o seu espaço não parecerá tão apertado.

1. Arrume a desorganização

Não há nada que faça um pequeno espaço parecer ainda mais pequeno do que ter muita coisa. Procure maneiras de esconder o que está a mais no espaço, atrás de portas, saias de mesa ou em prateleiras. Com as coisas ordenadamente arrumadas e fora de vista, o espaço que está em vista parecerá ordenado e aberto.

2. Abra caminho

Com móveis e acessórios a bloquear a visão para dentro e fora de uma sala, a sala parecerá apertada. Ao mover a mobília para fora e para longe das passagens, você abrirá o espaço e fará com que pareça maior. Também pode escolher móveis curtos como um otomano, uma cadeira sem braços, aberta ou uma mesa baixa, e colocar mobília grande e alta ao longo de uma parede, em vez de no espaço aberto. Se puder ver o chão, a sala parecerá maior.

3. Escolher tons claros

Considerando que as cores escuras e quentes tornam o espaço mais aconchegante e intimista, as cores claras e frias tornam o espaço mais aberto e arejado. Para um efeito ideal, seleccione tons suaves de azuis e verdes.

4. Use um esquema de cores monocromático

Escolha cores que sejam da mesma família de cores e use tapeçaria de tecido de tom sobre tom, paredes com acabamentos texturizados e cortinas tonais de tecidos delicados. Cores frescas e cores quentes delicadas na maioria das superfícies dão ao ambiente uma aparência mais aberta.

4. Coordenar as cores das paredes e dos móveis

Cores contrastantes tendem a quebrar um espaço. Peças de mobília são menos interruptivas e tendem a misturar-se com o espaço se forem coloridas para combinar com a cor da parede.

5. Deixe a luz entrar em acção

Qualquer espaço parece maior se for bem iluminado, seja por luz natural ou artificial. Livre-se de cortinas pesadas e abra as janelas para deixar a luz exterior entrar. Adicione mais lâmpadas ou instale iluminação LED ou iluminação embutida.

6. Espaço transparente

Ao usar materiais transparentes, qualquer coisa além disso parecerá mais distante. Para uma pequena casa de banho, livrei-me de uma box de vidro opaco e substituí por vidro transparente e sem moldura. O espaço é do mesmo tamanho, mas agora parece maior. Agora podemos ver todo o caminho (um extra de 1 metro) para a parede na parte de trás do chuveiro.
Também pode usar vidro ou acrílico para tampos de mesa. Com uma base robusta de madeira, pedra ou metal, o espaço ao redor da mesa parecerá mais amplo.

7. Superfícies reflexivas

Pode não gostar da aparência de uma parede espelhada, mas é preciso admitir que ela faz sempre uma sala parecer maior. Em vez disso, use um grande espelho emoldurado numa parede ou coloque um espelho emoldurado sobre uma parede. Terá o mesmo efeito de ampliação da sala que uma parede espelhada, porém com mais estilo. O espaço e a luz serão refletidos dando uma sensação de maior amplitude.
Cubra uma mesa de centro ou uma mesa lateral com um pouco de espelho chanfrado ou tenha uma cômoda ou uma escrivaninha coberta com espelhos personalizados e instalados

8. Acredite ou não, maior é melhor!

Use peças de mobiliário largas ou acessórios no lugar de várias mobílias menores que fariam com que um pequeno espaço parecesse confuso. Com o espaço aberto, a sala parecerá mais calma e confortável.

9. Escolha estofos simples

Selecione estofos de cores lisas para móveis em vez de xadrez, listras ou estampas. Use textura para criar interesse e mantenha-se nos tons neutros, se puder.

10. Tecidos leves e arejados

Tecidos claros permitem que a luz passe pelas cortinas, lençóis da cama, toalhas de mesa e capas de móveis. Se quiser algo diferente de cores simples, encontre listras florais suaves ou listras simples para manter a aparência simples.

 

Seguindo algumas dessas dicas simples sobre a decoração de um pequeno espaço, a sua casa vai fazê-lo sentir confortável. Você terá um espaço intimista que atende a todas as suas necessidades.

Partilhe este artigo nas redes sociais!
42

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to top